#SEGURANÇA - Mudança de legislação beneficia GM de Paulínia
A aprovação do Estatuto Geral das Guardas Municipais, feita no último dia 11 pela presidente Dilma Rousseff, é considerado um avanço pelo secretário de Segurança de Paulínia, Cícero Brito. A mudança proporciona mais autonomia, tranquilidade e é o resultado de anos de luta da categoria em âmbito nacional, segundo Brito. Além de secretário, Brito é servidor de carreira como GM (Guarda Municipal).
Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia
Com a mudança de legislação, o número 153 foi definido para atendimentos das guardas em todo o Brasil. “É uma reinvindicação antiga. Na prática aqui em Paulínia nada muda. No entanto, essa regulamentação dá mais garantias e autonomia para o guarda atuar com mais segurança jurídica”, explicou Brito.
O secretário destacou ainda que a corporação de Paulínia recebeu a notícia com o comprometimento de trabalhar ainda mais para garantir a segurança dos moradores.
Números
Em um ano de governo do prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, a criminalidade reduziu de forma significativa, segundo números e estatísticas referentes a atuações táticas e administrativas. De acordo com o secretário de Segurança a meta é avançar ainda mais para garantir mais tranquilidade à população.Um indicativo dos avanços são as estatísticas levantadas junto à Delegacia de Polícia local. Por exemplo, em julho do ano passado 21 veículos foram furtados. Este ano 18. No mesmo mês foram registrados 15 roubos a veículos em 2013 contra sete no mesmo período de 2014. Uma redução de mais de 50%.
Os furtos em geral, incluindo a residência, transeunte, interior de veículos e outros, segundo números levantados também apresentaram queda comparado com o mesmo período do ano passado.
Outro ponto de destaque é o trabalho efetuado pelas forças policiais em nosso município no combate ao tráfico. No último trimestre, em comparativo realizado de acordo com os números levantados, o porte de entorpecente apresentou queda nos últimos três meses desse ano. Em maio foram registrados 10 casos e em julho cinco.
Os flagrantes também tiveram aumento significativo. Em julho de 2013, foram registrados apenas dois. No mesmo período deste ano ocorreram 21 flagrantes, a maioria por tráfico de drogas.
Comente a Matéria