Paulinense se apresenta em concerto memorável da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo
Foto: o jovem Gabriel no centro da imagem, com familiares e amigos |
Com um repertório digno dos melhores grupos do mundo, a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo se apresentou sábado (19), em Paulínia, no Theatro Paulo Gracindo. O programa fez parte da série “Grandes Concertos Internacionais”. Um diferencial foi a participação do paulinense Gabriel Iscuissati, 17. O jovem toca viola no conjunto há seis meses.
Sigam Movimento Paulínia no Twitter: @MPaulinia
A orquestra teve como solista convidada a pianista israelense Roglit Ishay, que interpretou de forma precisa e vibrante o concerto para piano nº 23 em lá maior K. 488 de Mozart. Outro destaque na noite foi a execução da 4º sinfonia do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky e a abertura de "Abertura da Forza del Destino", de Verdi.
Gabriel disse que tocar com a Sinfônica Jovem em Paulínia é “fantástico e uma honra”. Ele toca viola há quatro anos e mora entre Paulínia e São Paulo, onde estuda música na Unesp (Universidade Estadual Paulista). Durante a semana o jovem fica na Capital e aos finais de semana volta para Paulínia, para passar com a família.
A ideia do jovem, após terminar a faculdade, é passar uma temporada de estudos na Alemanha. O país conta com uma das melhores estruturas acadêmicas, tem centenas de teatros voltados para música erudita e tem grande público cativo de ouvintes de música clássica.
“Faz muita diferença para a carreira de um músico erudito estudar na Europa. Além do aprendizado de outra cultura é muito importante para o currículo. É um mais um sonho que quero realizar”, contou.
O violista teve a oportunidade de conhecer a Alemanha em viagem que fez com a Sinfônica Jovem. Na ocasião o grupo também tocou a 4º sinfonia de Tchaikovsky.
Comente a Matéria